Contribuições de Thiago Henrique – Coordenador da CPA – FACIERC

Aproveitando as considerações do Prof. Gabriel, gostaria de repassar a todos uma proposta de contribuição que sugeri para nossa Associação – AMPESC – no estado de Santa Catarina. Se tais pressupostos forem relevantes, me coloco a disposição de todos para compartilhar minhas opiniões.

Sou um pesquisador assíduo (mas que ainda tem muito a aprender) das questões que envolvem o Ensino Superior. Neste caso, gostaria de contribuir no sentido de auxiliar e proporcionar informações que construam uma rede de relacionamentos ativo no âmbito da associação, fazendo com que as IES possam interagir não apenas na busca por solução de seus problemas, mas sim de modo ativo na construção de uma identidade participativa neste contexto. Em linhas gerais, a grande maioria de minhas idéias gira em torno do desenvolvimento de materiais que sirvam de instrumentos norteadores para as associadas, tal como os seguintes:

· Construção de um perfil das associadas, considerando que as IES privadas encontram-se em um mercado dinâmico, desregulamentado e que necessita de informações de cunho estratégico em todo o momento. Neste caso, haveria um roteiro norteador com o perfil de todas as IES e que promoveria uma identidade à Associação, auxiliando na construção de treinamentos e na promoção de oportunidades de relacionamento entre as IES;

· Estudar as perspectivas para o ensino superior privado em conjunto com as associadas, especificamente em relação a possibilidade das agências reguladoras para o ensino superior privado por meio do novo PNE. Desse modo, a AMPESC poderia construir um modelo que sirva de orientador às demais agências reguladoras que poderiam surgir a partir desta nova perspectiva;

· Construir uma sistemática de Planejamento Estratégico e Avaliação de acordo com a Identidade das IES, promovendo um roteiro indicativo que permita levantar indicadores para a orientação da oferta de cursos de graduação e especialização, a partir da aplicação de instrumentos de planejamento e gestão do conhecimento às IES. – SWOT; BSC;

· Construir um modelo orientador para recepção das comissões de avaliação já que, em diversos casos, as IES acabam se prejudicando por não saber se portar ou pelo despreparo dos avaliadores. Eu, particularmente, nunca participei de uma comissão mas, a partir do contato com diversos professores avaliadores, vejo que as IES tem dificuldade em se padronizar e atendê-los de uma forma coerente com seu modelo institucional;

· Com base nestes dados, construir um modelo orientador de Projetos Pedagógicos, oferecendo às IES um arcabouço que seja plenamente adaptável às necessidades da IES associadas, mas com indicadores de desenvolvimento de cursos que possam ser debatidos entre as IES;

· Pesquisa e desenvolvimento de uma sugestão de um “Roteiro de Auto-avaliação Institucional” às associadas, considerando as solicitações do SINAES. Em função da abrangência do documento, a AMPESC poderia construir um caderno orientador de acordo com a identidade de suas associadas, levantando indicadores e metodologias alicerçadas nas dimensões do SINAES mas respeitando a identidade das IES vinculadas à Associação, tal como a ACAFE possui;

· Desenvolvimento de práticas orientadoras e instrumentos que promovam a capacitação das IES no desenvolvimento do CPC de seus Cursos e, consequentemente, do IGC das IES. Neste caso haveria a possibilidade de estudar o perfil das Associadas e trabalhar de modo a oferecer metodologias únicas à identidade das IES, auxiliando seus gestores na compreensão dos indicadores necessários ao desenvolvimento destes aspectos;

· Promover um escopo preparatório para o ENADE, com o auxilio de professores – tal como no ano de 2009 – mas contando com a participação das IES associadas na construção de um “Simulado” e com um “roteiro preparatório”, antecipando os indicadores necessários à melhoria e o pleno desempenho destas IES;

· Discutir e apresentar às IES orientações padronizadas à construção de regulamentos internos e documentos acadêmicos, não apenas a partir de treinamentos mas também por meio de modelos padronizados de acordo com as necessidades da Associadas;

· Criar uma comissão que atue no âmbito das pesquisas pedagógicas, auxiliando os Coordenadores Pedagógicos das IES na busca por indicadores de capacitação e qualificação pedagógica das IES e dos Cursos de graduação e especialização;

· Estudo dos principais indicadores do CENSO no âmbito de cada IES, levantando os pontos específicos e relevantes a todas as Associadas.

· Colocar à disposição das Associadas, núcleos de pesquisa e desenvolvimento que auxiliem no desenvolvimento das atividades internas das IES.

No mais, eu imagino que muitas IES fazem isso por conta própria e por isso penso que a junção de esforços poderia desenvolver o lado participativo da Associação e promover um direcionamento de posicionamento estratégico à AMPESC, trazendo consigo as premissas de qualidade e amparo à todas as Associadas. Como disse, minha intenção é contribuir e estar a disposição da entidade.

Grande abraço à todos.

Atenciosamente

Thiago Henrique Almino Francisco

Coord. de Avaliação e Pesquisas Institucionais

CPA – FACIERC

http://www.faculdadesenergiasul.com.br

thiagofrancisco@fasc.com.br

48 – 3431-2036

48 – 9161-7521

msn: and1_7@hotmail.com

Anúncios

Sobre PROINNOVARE

A PRO INNOVARE é uma empresa de consultoria e assessoria empresarial com técnicas, ferramentas, metodologia, modelos e capacidade para propiciar o desenvolvimento de instituições empreendedoras com a geração de resultados por meio da inovação. Refletimos de forma crítica e criativa, através de pesquisas e atividades práticas sobre o processo de inovação dentro das empresas. Nossas áreas de atuação estão associadas ao campo temático da inovação, direcionada ao segmento de serviços. Instituições baseadas em conhecimento, sistemas empresariais e institucionais de inovação e aprendizado, inovação em instituições educacionais e outros segmentos de serviços.

Publicado em 25/05/2010, em Avaliação do Ensino Superior Particular, Regulação do Ensino Superior Particular, Supervisão do Ensino Superior Particular. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: