O DEVER DE AVALIAR


30/06/2010 – Zero Hora

O Dever de avaliar

Uma pesquisa realizada pelo Ibope detectou que maioria expressiva dos brasileiros percebe as avaliações como fatores que ajudam a melhorar o sistema educacional – Editorial

Uma pesquisa realizada pelo Ibope detectou que maioria expressiva dos brasileiros percebe as avaliações como fatores que ajudam a melhorar o sistema educacional. Pelo levantamento, encomendado pela Fundação SM e pelo projeto Todos Pela Educação, 70% dos entrevistados reconhecem que tais procedimentos ajudam, pouco ou muito, na qualificação da Educação Básica. Nosso país vem desenvolvendo desde a década de 90 um processo de avaliação de seu ensino em todos os níveis, o que inclui seis distintas estruturas que cobrem todo o sistema – da educação infantil à pós-graduação. Embora ainda enfrente resistências residuais em áreas cada vez mais isoladas, o processo de avaliação, por suas consequências benéficas, já desfruta de uma quase unanimidade quanto a sua necessidade e a seus benefícios. Restam restrições quanto à forma de avaliar ou à extensão do processo.

A construção de sistemas de avaliação é consequência da crescente conscientização do país em relação à necessidade de uma educação que seja qualificada e transformadora. Sem essas virtudes, o ensino brasileiro continuará sendo de qualidade precária, sem condições de exercer o papel essencial para o qual existe em relação ao desenvolvimento social e também ao crescimento econômico do país. O objetivo dos exames, desde o que o professor aplica ao aluno até o mais complexo dos processos que avalia a qualidade de instituições científicas e tecnológicas, não pode ser o de incentivar a concorrência ou a competição entre escolas, universidades, instituições privadas e públicas, ou entre Estados e municípios. Ao contrário disso, sua função exemplar será a de promover boas experiências, ampliar a capacidade crítica da sociedade e entregar ao poder público e às organizações de ensino instrumentos confiáveis de planejamento e ação.

Por isso, é essencial que os sistemas de avaliação sejam valorizados e ampliados, abrangendo não só alunos e instituições, mas também professores e processos. Melhor ainda seria que das estruturas de exames e de controles resultassem informações capazes de promover a premiação das instituições e de estabelecer critérios de mérito a serem aplicados aos professores.

O resultado da pesquisa nacional que mostra a consciência do país em relação às virtudes da avaliação deveria ter como efeito uma reflexão por parte das autoridades da educação, dos planejadores do país e dos Estados e das corporações de docentes. Conhecer a qualidade das escolas, dos corpos docentes, do processo de ensino e do que os alunos aprendem de fato e podem levar para a construção de suas histórias pessoais é condição indispensável para novos avanços e conquistas.

A construção de sistemas de avaliação é consequência da crescente conscientização do país em relação à necessidade de uma educação que seja qualificada e transformadora.

Contribuição de André Palhano ao Fórum Acadêmico

Anúncios

Sobre PROINNOVARE

A PRO INNOVARE é uma empresa de consultoria e assessoria empresarial com técnicas, ferramentas, metodologia, modelos e capacidade para propiciar o desenvolvimento de instituições empreendedoras com a geração de resultados por meio da inovação. Refletimos de forma crítica e criativa, através de pesquisas e atividades práticas sobre o processo de inovação dentro das empresas. Nossas áreas de atuação estão associadas ao campo temático da inovação, direcionada ao segmento de serviços. Instituições baseadas em conhecimento, sistemas empresariais e institucionais de inovação e aprendizado, inovação em instituições educacionais e outros segmentos de serviços.

Publicado em 30/06/2010, em Avaliação do Ensino Superior Particular. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: