COMO INOVAR AS PRÁTICAS METODOLÓGICAS NO ENSINO SUPERIOR?

Hoje, fala-se muito em criatividade, competência indispensável à inovação. Mas, afinal qual a definição mais exata do que seja criatividade? Após vários conceitos pesquisados optei por registrar aqui o apontado pela PANAMERICANA – Escola de Arte e Design: CRIATIVIDADE É A SOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE FORMA ORIGINAL E COM VALOR RECONHECIDO.
Certamente esse é o perfil profissiográfico que almejamos para os nossos alunos na conclusão de um curso. Infelizmente, a realidade é que as Universidades se tornaram fábricas de desempregados. As pesquisas apontam que existe uma grande demanda no mercado de trabalho por profissionais criativos e inovadores e vagas que não conseguem ser preenchidas, pois são milhares de profissionais despreparados para a complexidade e versatilidade que se requer hoje em qualquer profissão. Ou seja, profissionais commodities que não possuem o reconhecimento no mercado deste potencial criativo, capaz de inovar com originalidade.
Nosso processo ensino-aprendizagem possui vários vícios e o maior deles é valorizar a memorização do conhecimento sem uma participação ativa do aluno como protagonista do processo. Tudo isso em detrimento do pensar. O sistema de ensino, após diversas iniciativas continua sendo a da educação depositária, como já advertia Paulo Freire.
O potencial criativo do aluno é inibido e bloqueado por ausência de estímulo e motivação em sala de aula e dos métodos de ensino fragmentados e que não focam a formação integral do sujeito pensante. A imaginação é algo que fica fora dos muros das universidades. O aluno se forma sem o menor preparo para enfrentar o ato criativo. Portanto, é também um desafio para as universidades aprofundar as ferramentas e metodologias de desbloqueio para alavancar múltiplas abordagens em seus currículos com a solução de problemas.
Num modelo de educação massiva, com tendência a subestimar as capacidades criativas do aluno e do professor, propiciando a vitalidade de ambos buscarem um pensamento criativo e divergente não venceremos os desafios de um mundo em constante mudanças.
A Profª Eunice Alencar, da Universidade Católica de Brasília e pesquisadora sobre o processo de criatividade, desmistifica alguns dos principais mitos no processo de aprendizagem:
• O de que a criatividade é um dom, privilégio de poucos. Sinalizando que todo indivíduo nasce com o potencial criativo e durante a sua trajetória de vida esse potencial pode ser estimulado e desenvolvido ou inibido e castrado;
• Consiste em um insight, inspiração que ocorre sem razão explicável;
• A receita de como se tornar criativo não existe e não se pode aferir onde nasce ou termina o processo de criação.
A proposta da educação contemporânea precisa contemplar a reconstrução desse potencial, num ambiente inspirado em que o professor e o aluno tenham liberdade e vitalidade para ousar.
Sabendo que a criatividade é um processo humano natural, qual o caminho da reconstrução? Primeiramente há a necessidade de se mapear os obstáculos, sejam eles de natureza social ou emocional, que severamente inibem a criação. Pesquisar os conceitos equivocados e ultrapassados que podem estar profundamente arraigados dentro de cada um de nós e conseqüentemente na prática educativa.
Desenvolver um programa de capacitação de docentes com o objetivo de sanar as lacunas de sua própria formação e dar-lhes condições mais favoráveis para o desenvolvimento de suas próprias habilidades de inovar em sala de aula, e ao mesmo tempo, dar um espaço maior para desenvolver o seu potencial criador. Assim, terá o docente condições de impactar a formação profissional dos alunos.
No mês de Janeiro de 2009, uma das Instituições mais tradicionais de São Paulo, a FAAP, apresentou um programa de planejamento para docentes e gestores acadêmicos de grande impacto. Entre outros palestrantes esteve presente Tommy Nelson, que atua em parceria com a Gênesis Consultoria Educacional na área de Ensino. É professor, conferencista, coach, executivo e pesquisador. Cursou Ciências Políticas em Northeastern University em Boston, Massachusetts, EUA. Atua na América Latina há mais de 30 anos, e é reconhecido como um dos maiores especialistas em planejamento estratégico da América Latina.
A programação teve por objetivo ensinar os participantes a planejarem e sustentarem a vida pessoal e empresarial em longo prazo, algo que hoje é esquecido devido à busca frenética por resultados imediatos.
A vida é feita de decisões que variam desde as mais corriqueiras até as extremamente complexas. As nossas escolhas, grandes ou pequenas, precisam ser priorizadas, pois elas se combinam para dar forma aos nossos dias e definir quem somos além de representarem o principal fator determinante do nosso nível de felicidade e realização.
Ironicamente, são as pequenas escolhas que consomem a maior parte do nosso tempo. As decisões mais relevantes e decisivas, como: “O que eu espero da vida?” ou “Que tipo de pessoa quero ser?”; são ignoradas ou postergadas.

Porque ressaltar esse case entre tantos outros? Simplesmente porque o planejamento habitual organizado pelas instituições de ensino não proporciona aos docentes e gestores a revisão de paradigmas, uma condição indispensável ao processo de criação. Só assim, terá o profissional, docente ou gestor, condições de impactar a formação profissional dos seus colaboradores ou discentes.
Um processo de capacitação com essa abordagem deverá fazer com que os profissionais:
• Estimulem seus liderados para a construção de um pensamento divergente e criativo;
• Promova a auto-estima;
• Reconheça os componentes básicos de um profissional criativo: EXPERTIZE + HABILIDADES + COMPETÊNCIAS.
Que possamos caminhar juntos na criação de programas onde gestores, docentes e alunos se capacitem a buscar as soluções de problemas de forma original e criativa e, sobretudo com valor reconhecido, adaptados à realidade de cada Instituição.

Profª Maria Carmem Tavares Christóvam é Administradora do Fórum Acadêmico
Consultora para o Ensino Superior da Revista Linha Direta e
Diretora da Gênesis Consultoria Educacional.
http://www.genesisedu.com.br
genesis@genesisedu.com.br

Imagem: Alunos da Panamericana – Escola de Arte e Design

Sobre PROINNOVARE

A PRO INNOVARE é uma empresa de consultoria e assessoria empresarial com técnicas, ferramentas, metodologia, modelos e capacidade para propiciar o desenvolvimento de instituições empreendedoras com a geração de resultados por meio da inovação. Refletimos de forma crítica e criativa, através de pesquisas e atividades práticas sobre o processo de inovação dentro das empresas. Nossas áreas de atuação estão associadas ao campo temático da inovação, direcionada ao segmento de serviços. Instituições baseadas em conhecimento, sistemas empresariais e institucionais de inovação e aprendizado, inovação em instituições educacionais e outros segmentos de serviços.

Publicado em 01/07/2010, em Qualidade no Ensino Superior Particular. Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

  1. Professora,
    Parabéns pelo texto, realmente não pensamos na criatividade como uma ferramenta que possibilite a solução de determinados problemas, principalmente quando falamos de programas de capacitação. Seu enfoque teve precisão cirúrgica.
    Atenciosamente
    Ruy Martini

Deixar mensagem para Ruy Martini Cancelar resposta