A próxima década na educação superior

12º Fórum Nacional do Ensino Superior Privado Brasileiro

Os sistemas de educação superior passam por uma série de mudanças que são resultados da dinâmica da sociedade. Há uma crise do conceito tradicional de instituição de educação superior que exige a elaboração de um novo modelo de IES e de organização do próprio sistema de educação superior. Torna-se imprescindível criar novas formas de pensar e alternativas para que as IES possam responder com qualidade às demandas da sociedade do conhecimento, aos processos de internacionalização e globalização, ao uso tecnologias da informação e comunicação, ao avanço do mercado universitário, à demanda pelo acesso, à mudança dos parâmetros de gestão das pessoas, à necessidade de ampliar o financiamento, à mudança do perfil das pessoas que ingressam no ensino superior e às exigências dos empregadores. O Brasil precisa pensar a próxima década da educação superior e elaborar um projeto capaz de afrontar os desafios do século XXI. Por isso, não basta acompanhar as mudanças, é preciso desconstruir, criar e inovar.

Em conjunção com estas necessidades de reflexão e novas idéias, o Fórum Nacional do Ensino Superior Privado, em sua 12ª edição, pensando a próxima década na educação superior, fará uma crítica aos modelos atuais, trazendo reflexões de pesquisadores da área e demonstrando soluções e boas práticas de instituições do Brasil e do exterior. Entre os temas, estarão: a competitividade de sistemas educacionais de países emergentes estrangeiros; Processo de Bolonha; reflexões e oportunidades nas dinâmicas do Ensino a Distância; consórcios entre IES, empregabilidade e empreendedorismo; captação e retenção de alunos com base nos perfis da geração Y; gestão estratégica de pessoas e a competitividade das IES; considerações sobre o Plano Nacional de Educação; entre outros.

O FNESP tem sido um espaço permanente para a busca de soluções que garantam a evolução e o crescimento da educação superior particular no país. Realizado anualmente pelo SEMESP desde 1999, o evento se consolidou como o principal encontro de mantenedores e gestores de Instituições de Ensino Superior Particular com educadores e representantes do governo e da sociedade para tratar dos assuntos que permeiam a realidade do setor, como políticas públicas, financiamentos, regulação, avaliação, qualidade, concorrência, ética, responsabilidade social, entre outros.

O evento tem duração de dois dias e acontece no segundo semestre de cada ano, reunindo cerca de 350 pessoas de mais de 150 instituições. Além disso, conta com a Expo FNESP, onde os gestores podem conhecer as novas soluções de grandes empresas voltadas para o setor.

Maiores informações : http://semesp1.tempsite.ws/portal/conic2010_index.php?Area=Events&Action=List&IDCategory=89

Anúncios

Sobre PROINNOVARE

A PRO INNOVARE é uma empresa de consultoria e assessoria empresarial com técnicas, ferramentas, metodologia, modelos e capacidade para propiciar o desenvolvimento de instituições empreendedoras com a geração de resultados por meio da inovação. Refletimos de forma crítica e criativa, através de pesquisas e atividades práticas sobre o processo de inovação dentro das empresas. Nossas áreas de atuação estão associadas ao campo temático da inovação, direcionada ao segmento de serviços. Instituições baseadas em conhecimento, sistemas empresariais e institucionais de inovação e aprendizado, inovação em instituições educacionais e outros segmentos de serviços.

Publicado em 30/07/2010, em Uncategorized. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: