Comprometimento da geração y com escola e empresas.

Quem é o aluno de hoje? Não nasceu, fez download. Fruto de uma geração que professa crenças, valores, ideais e possui posturas muito mais democráticas . Inserido numa estrutura familiar e social flexível e muitas vezes despreparada para lidar com educação de filhos. Portanto, na maioria das vezes, instala-se um relacionamento turbulento entre os dois protagonistas deste cenário, aluno e professor. A principal queixa do professor é a indisciplina, mas esta questão extrapola os muros da escola. Existem duas maneiras de se compreender a indisciplina:

1. Indisciplina Histórica – Autoritarismo – Tem um ponto de vista positivo, pois questiona as situações, o sistema de forma responsável.

2. Indisciplina Psicológica – Autoridade – Tem um ponto de vista negativo, questiona a autoridade e as normas. O Educador precisa se conscientizar que a forma de introjeção da noção de autoridade mudou. Não há mais lugar para o autoritarismo e sim para a negociação. A escola desse presente século nos obriga a rever os nossos paradigmas. Os alunos nos dão o retorno de que a escola contemporânea está pequena demais, não cabe mais. É interessante observar que o aluno está sempre aquém das expectativas do professor. O problema está nas expectativas, porque imagina-se que respeito é subserviência total – O aluno tem que ser acachapado pela força – Forma-se assim pequenos militares , porque quando se evoca o professor “ditador” se traz de volta o autoritarismo. A relação de “Conhecimento” não pode ser hierárquica ou de subordinação (O meu lugar me preserva prerrogativas que o seu não = patentes).

O mesmo acontece com esses novos profissionais de mercado. Não sabem entender a empresa, cumprir metas, tangibilizar resultados e não possui comprometimento emocional com o que faz. O mesmo desafio da escola é também da empresa.

Leia: http://www.genesisedu.com.br/artigos/O%20ESTRESSE%20NO%20AMBIENTE%20ACADEMICO.pdf

Anúncios

Sobre PROINNOVARE

A PRO INNOVARE é uma empresa de consultoria e assessoria empresarial com técnicas, ferramentas, metodologia, modelos e capacidade para propiciar o desenvolvimento de instituições empreendedoras com a geração de resultados por meio da inovação. Refletimos de forma crítica e criativa, através de pesquisas e atividades práticas sobre o processo de inovação dentro das empresas. Nossas áreas de atuação estão associadas ao campo temático da inovação, direcionada ao segmento de serviços. Instituições baseadas em conhecimento, sistemas empresariais e institucionais de inovação e aprendizado, inovação em instituições educacionais e outros segmentos de serviços.

Publicado em 29/06/2011, em Uncategorized. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: