Sobre o blog da PRO INNOVARE

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O blog da PRO INNOVARE  é um desdobramento do grupo acadêmico da FEI formado por pesquisadores e doutores que refletem de forma crítica a inovação no segmento de serviços. Difundem o conhecimento sobre a Gestão da Inovação com orientação ao desenvolvimento econômico e empresarial sustentável.

OBJETIVO do Grupo: Geração, desenvolvimento e difusão de conhecimento sobre as perspectivas da pesquisa teórica e aplicada no campo científico da inovação em serviços.

Inovação no segmento de serviços.

  1. 1º TEMA:

    O que precisa ser feito para que o sistema de Educação Superior Particular
    tenha uma melhor imagem pública?
    Este é o tema que coloco em discussão, com as reflexões abaixo:

    O PARADOXO UNIVERSITÁRIO
    · O custo anual do Brasil, com a universidade pública, é de 18,8 bilhões de reais para atender a 1,27 milhão de alunos, o que corresponde a 14,8 mil reais cada.
    · O sistema universitário privado nada custa ao Estado e atende quatro milhões de alunos. Pelo contrário, há uma arrecadação 3,5 bilhões de reais por ano de impostos diversos, pagos de forma direta ou indireta por meio de programas de assistência social como o ProUni (Programa Universidade para Todos) .
    · As famílias, ou os próprios alunos, investem cerca de 24 bilhões de reais, a cada ano, para estudarem em instituições superiores particulares. São cerca de quatro milhões de alunos a um custo médio anual de apenas 6,3 mil reais.
    · É conhecido por todos que as universidades públicas recebem alunos com melhor formação intelectual e social, mais preparados para cursarem o ensino superior. Suas famílias investiram em bons colégios para garantirem ensino superior gratuito para os mesmos. Enquanto uma boa maioria dos alunos que ingressam nas instituições particulares são oriundos das escolas de ensino médio públicas de qualidade contestada.
    · Uma parte expressiva dos universitários das públicas, por não precisarem trabalhar durante o curso, dispõem de tempo e de mais tranquilidade para terem melhor desempenho na vida acadêmica. Enquanto nas escolas privadas, 71% dos alunos estudam no período noturno porque precisam trabalhar durante o dia, nas universidades públicas 62% dos alunos cursam o período diurno.
    · Esta grande diferença de formação que poderia ser um grande diferencial competitivo no mercado de trabalho é amainada pelo esforço e perseverança dos menos aquinhoados que, no decorrer do tempo, superam suas dificuldades e demonstram melhor desempenho. Esta realidade é atestada por diversas pesquisas que mostram que os egressos das instituições particulares têm melhor desempenho profissional. O ensino superior privado recebe 77% dos jovens com até 24 anos e emprega 93% dos jovens até 25 anos ou seja, é responsável por um percentual ainda maior, pela inserção dos jovens no mercado de trabalho, o que comprova maior eficácia para formar profissionais em consonância com as reais demandas do mercado.
    · Discussão Proposta: Por que não temos reconhecimento público pelo que fazemos, apesar dos números serem significativos e insofismáveis? Por que no lugar de sermos elogiados pelas autoridades públicas, somos muitas vezes execrados, por que ?

    Por Dr. Gabriel Mário Rodrigues no FÓRUM ACADÊMICO

  2. Lais Negreiros

    Na realidade, o que também tem que ser abordado é a qualidade do ensino superior particular brasileiro, saiu ontem o resultado do MEC, é desanimador. POr isso, os estudantes devem prestar maior atenção onde vão estudar, tem que ter ensino de qualidade, de excelência, pois de alguma maneira isso interfere na boa formação profissional do indivíduo, escolhi muito bem minha instituição de ensino, vou fazer no IESB aqui em Brasília, pesquisei bastante e vi que os principais pontos a se procurar são a qualidade e a estrutura, vale a pena investir em qualidade. Torço para que as faculdades particulares cresça ainda mais, porém com muita qualidade, haja vista que os preços não são lá tão atrativos assim. Gostei da ideia do fórum, tomara que tenha mais iniciativas como esta.

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